Muito além da tecnologia, a FIVEL – Feira Industrial do Vale da Eletrônica, também é espaço para conexões humanas e para iniciativas que transformam a vida das pessoas. E uma dessas presenças especiais é a da APAE de Santa Rita do Sapucaí, que marcará presença na edição de 2025 com um espaço de recreação dedicado às crianças, mas também com um convite ao diálogo — especialmente com o setor empresarial da região.
“Queremos dar visibilidade ao trabalho que realizamos na APAE com todas as pessoas assistidas por nós, que hoje somam cerca de 500 moradores de Santa Rita e municípios vizinhos”, explica a diretora da instituição, Renata Nassar Bergamo.
Entre os projetos desenvolvidos, um dos grandes destaques é o Programa Emprego Apoiado, que prepara pessoas com deficiência intelectual para o mercado de trabalho. Os participantes passam por oficinas, vivências práticas e orientações personalizadas que desenvolvem as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para atuarem com segurança e dignidade no ambiente profissional.
“Somos procurados por empresas que desejam contratar profissionais PCD. Nossa equipe realiza esse trabalho com muito cuidado e responsabilidade, habilitando essas pessoas para atenderem às demandas do mercado e garantindo sua inclusão no setor produtivo”, reforça Renata.
A atuação da APAE, no entanto, vai além da qualificação. A instituição também oferece treinamentos personalizados para as equipes das empresas que receberão os novos profissionais, o que, segundo a diretora, é um passo fundamental para uma integração efetiva e respeitosa no ambiente corporativo.
Durante a FIVEL, os jovens e adultos assistidos pelo Programa Emprego Apoiado também participarão da feira. A ideia é levá-los para visitar os estandes das empresas, promovendo encontros e conexões reais com o setor produtivo da região.
ATENDIMENTO – Além da qualificação profissional, a APAE de Santa Rita desenvolve um trabalho abrangente nas áreas de assistência social, saúde e educação, voltado a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Entre as atividades oferecidas estão: Padaria Profissionalizante, oficinas de dança, linguagem e sensoriais, além de atendimentos em fisioterapia, neurologia, psicologia e outras áreas essenciais para a autonomia e qualidade de vida dos atendidos.
A FIVEL 2025 acontece de 22 a 24 de outubro, no campus da Escola Técnica de Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG), reunindo empresas, investidores, pesquisadores e profissionais do setor tecnológico para três dias de negócios, tendências e conexões.
Carla Soares (22) 997436297 [email protected]